A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto permitindo que candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apresentem novo exame de aptidão física ao órgão de trânsito quando ele quando ele for considerado apto com restrições.
A proposta aprovada (Projeto de Lei 3015/21), de autoria do deputado Bibo Nunes (PL-RS), altera o Código de Trânsito Brasileiro.
De acordo com o projeto, o candidato poderá apresentar novo exame realizado por perito especialista em medicina do tráfego a fim de que a adaptação proposta para o veículo se adeque melhor à deficiência que possui.
O relator, deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), recomendou a aprovação da proposta. Ele citou casos em que o candidato ou condutor habilitado com deficiência, mesmo sendo considerado apto, depara com adaptações sugeridas pelo médico examinador que nem sempre são as mais indicadas para seu caso específico.
“A proposta oferece ao cidadão afetado com a decisão do órgão de trânsito a possibilidade de buscar no mercado profissional capacitado e sintonizado com as novas tecnologias adaptações mais seguras e confortáveis ao condutor”, explica o relator.
Próximas etapas
O texto, que também já foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, ainda será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.